segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Você não pisa duas vezes no mesmo rio

Na década de 1970, a Sony Corporation alcançou um sucesso extraordinário ao lançar o walkman, tornando-se líder de mercado durante duas décadas. Vinte anos depois, mesmo depois do iPod se tornar um enorme sucesso, os executivos da Sony não tinham se dado conta da magnitude da ameaça. Mesmo diante do fato da Apple ter vendido 60 milhões de iPods e aproximadamente 1,5 bilhão de músicas pelo iTunes, a Sony, ainda assim, continuava ofertando aqueles aparelhos arcaicos e ultrapassados. Por conta disso, a Apple acumulou 70% de todas as vendas de músicas on-line, enquanto a Sony nutria apenas 10% dos tocadores de músicas.

O sucesso é algo que alavanca a vida e a carreira de quem o faz. No entanto, poucos sabem que pela mesma viela que vem o triunfo, também vem o fracasso. A Sony – através do walkman – é um grande exemplo disso.

Se apegar a algo que fez sucesso ou nos traz orgulho e segurança não é peculiaridade só de empresas como a Sony. Eu e você também vivenciamos isso no dia a dia. Coisas assim acontecem em casa, no trabalho, nos negócios e em muitos outros setores da vida.

Há muitos séculos atrás, o filósofo Heráclito já afirmava que “não pisamos duas vezes no mesmo rio”. Dizia isso, em referência ao fato que à água que pisamos pela primeira vez, não era mais a mesma da segunda pisada. Ele queria, em suma, afirmar que tudo a nossa volta se transforma, criando contextos diferentes que nos abriga a estar em permanente mudança e adaptação.

Esse fenômeno não ocorre apenas na natureza como a conhecemos, trata-se de algo universal, que alcança todos os segmentos da atividade humana, provocando constantes mudanças e nos obrigando a sair da zona de segurança e conforto.

Existem pessoas que insistem em estar fazendo a mesma coisa, do mesmo jeito, usando a mesma estratégia, achando que vai se manter na crista da onda. E por falar em onda, note como o surfista entende muito bem este conceito. Ele surfa na onda até perceber que a mesma, não apresenta mais forças para mantê-lo em pé e deslizando. Então ele simplesmente abandona aquela que, até um momento anterior, lhe dava impulso e energia e, se prepara para pegar novas ondas.

Talvez você esteja vivendo um momento mágico e de grande sucesso por conta de um projeto que fez você alavancar na carreira. Ou então se apegou a alguma coisa que te proporciona segurança e conforto, mas no fundo, tem impedido você de alçar vôos mais altos. Independente do que seja, para e pense um pouco e veja se isso não se tornou um amuleto mágico que você acredita ser o que te mantém em pé.

Estar atento as coisas que acontecem a sua volta é o primeiro passo para saber sair de uma onda e buscar outras novas. Se informe sobre as novidades relacionadas à sua carreira. Pesquise sobre novos produtos que sua empresa oferece. Esteja atento ao jeito novo de fazer algo velho.

Você não precisa inventar a roda, mas pode muito bem, inventar um jeito de movê-la mais rápida. Mas, isso só vai acontecer se você soltar o sucesso do passado e se entregar ao desafio do que é novo. Ou vai me dizer que você não prefere ouvir (e ver) um belo clipe do seu cantor favorito num iPod, do que apenas escutar música no velho walkman? Detalhe, com fita cassete...

Pare e pense comigo.