quarta-feira, 16 de março de 2011

O jeito japonês de resolver as crises

A palavra crise (lê-se Kiki) em japonês, possui dois significados básicos, são eles: situação difícil e oportunidade. Levando em conta que a linguagem tem uma forte influência na cultura de um povo, tal antagonismo gramatical exerce grande poder na forma como um indivíduo - bem como uma organização - enfrenta as dificuldades. Prova disso é a forma como o Japão encarou (e vem encarando) suas crises ao longo dos séculos, sobretudo aquelas vividas no período pós-guerra.

Para os japoneses, não importa quão difíceis sejam seus problemas. O segredo para sobrepujá-los não reside, necessariamente, na tentativa de mudar determinada situação, mas sim, em mudar a si mesmo. Quando você muda a si mesmo, tudo em sua volta muda também. E, foi exatamente o que eles fizeram depois da amarga e frustrante derrota para os americanos na segunda guerra mundial. Passaram a investir rigorosamente na educação, sem perder suas origens culturais. Essa inovação alavancou o país do caos pós-guerra, elevando-o a patamares inimagináveis não só na economia, mas também no índice de desenvolvimento humano.

Os que optam pelo significado negativo da palavra crise, costumam, quando enfrentam as dificuldades, culpar os outros; repetir os mesmos erros; achar que fracassará sempre. Ficam limitados pelos erros passados e acabam achando que eles (e não a situação) são os verdadeiros fracassos.

Já os que encaram a crise como oportunidades procuram assumir suas responsabilidades e aprendem com cada erro cometido. Sabem que a crise faz parte do progresso e procuram sempre manter uma atitude positiva. Gostam de desafiar as suposições antigas e conservadoras e, assumem novos riscos, quebrando todos os paradigmas tradicionais e ultrapassados. Aqueles que vencem as crises veem a dificuldade como algo temporário, mantêm expectativas realistas e acima de tudo, se concentram nos pontos fortes.

Outra grande lição ensinada pelo povo japonês quando deparado por uma crise, é mudar os meios, para modificar os fins. Ou seja, parar de insistir na tática errada, mesmo tendo a estratégia certa. Sobre isso, Albert Einstein dizia: “se você sempre faz o que sempre fez, então vai sempre alcançar o que sempre alcançou”. Para que isso não aconteça, é necessário quebrar antigos paradigmas, abandonar o que não serve e, claro, inovar, inovar e inovar.

Ter uma mentalidade positiva diante de uma crise, também é outro fator importante, porque ele põe o medo para correr. O medo, além de ser o mau uso da imaginação, é também uma energia altamente prejudicial ante uma crise, pois ela paralisa e congela quem fica à deriva no centro nervoso de uma situação crítica.

Outra praga, também combatida por aqueles que vencem as crises é a procrastinação. O hábito de adiar as coisas e deixar sempre para amanhã o que se pode fazer hoje, é sem dúvida, o fator que mais contribui para morrer no campo de batalha. Os juros cobrados pela danada da crise são elevadíssimos e suas conseqüências são mortais. Não há misericórdia nem compaixão para aqueles que procrastinam em meio a uma crise.

Recentemente o Brasil passou por uma reforma gramatical consistente. Foram modificadas diversas regras e palavras do nosso vocabulário, entretanto, a palavra crise continuou tendo o mesmo significado. Porém, nada impede que você e eu alteremos seu significado, procurando dar uma nova concepção para a crise, buscando sempre uma solução para superar os momentos difíceis.