terça-feira, 15 de março de 2011

Pequenos Detalhes & Grandes Negócios

Certa vez protagonizei uma experiência um tanto incomum. Estava dirigindo meu carro por uma estrada e de repente escutei um barulho estranho vindo do motor. Imediatamente estacionei meu automóvel no acostamento e fui verificar o que ocorrera. Para minha surpresa, o motor encontrava-se inclinado para o lado direito, impossibilitando continuar meu trajeto. Logo em seguida, liguei para o mecânico e ele rebocou o carro até sua oficina.

Chegando lá, após uma inspeção, foi constatado que um pequeno e discreto parafuso, tecnicamente chamado de “parafuso do calço do motor” havia criado todo aquele transtorno, impedindo, inclusive, que eu continuasse a andar com o carro. Essa coisinha “fútil” era a responsável por sustentar de forma equilibrada o motor no seu local de origem. Uma peça aparentemente tão insignificante, que além de pequena, custava uma bagatela.

Sabe aquelas pessoas que tudo que fazem na vida, sempre executam com maestria? Onde põe as mãos, transformam em ouro? Estou falando daqueles sujeitos que insistimos em dizer que possuem o tal “dom” para realizarem com eficiência e eficácia, tudo que fazem. Tais pessoas possuem o verdadeiro Toque de Midas. Pois é, salvo algumas exceções, a maioria delas possui este diferencial, porque valoriza o que eu e você muitas vezes deixamos passar despercebidos, a saber: os pequenos detalhes.

Constantemente colocamos tudo a perder, porque não atentamos para o todo, para aquilo que julgamos importante, ficando atento apenas nas coisas que, supostamente, consideramos mais importantes.

A história mostra que grandes tragédias ocorreram por causa da falta de atenção nos pequenos detalhes. O Titanic, a explosão da nave espacial Challenger e o acidente na usina nuclear de Chernobyl são exemplos conhecidos de tragédias ocorridas pela falta de atenção nos pequenos detalhes.

Pequenos detalhes definitivamente é o que separa o sucesso do fracasso, fazendo com que haja separação entre a mediocridade e a excelência. John Maxwell costuma dizer que “a água ferve a 100 °C, mas, a 99, 52 ° C, ela não passa de água quente. Um grau a mais, um aumento de menos da metade de 1%, pode fazer a diferença entre uma caçarola de água sem fervura e um caldeirão efervescente de poder”. Pois é, o percentual para geração de poder e energia se encontra em apenas 1%. Ou seja, num pequeno detalhe.

Incrível como deixamos escorrer pelas nossas mãos a oportunidade de ser bem sucedido num projeto, numa empreitada, nos negócios e até mesmo num relacionamento, simplesmente porque deixamos de ir um pouco mais além do que deveríamos em nossa jornada.

Dar pequenos passos sistematicamente em posições estratégicas é a receita para o êxito. Brasília não foi construída num único dia nem você começou a andar na primeira tentativa. Teve que, nos pequenos detalhes ir levantando e caindo até, em fim, conseguir caminhar. O mesmo se deu no aprendizado do idioma. Começou com o pequeno detalhe das vogais e das curtas palavras, até conseguir pronunciar as extensas e complexas frases.

Se você tem por hábito ignorar os pequenos detalhes, lembre-se que ninguém tropeça em montanhas, mas sim em pequenas pedras. Portanto, não se esqueça: são nos pequenos detalhes que residem os grandes negócios.