domingo, 31 de outubro de 2010

O caminho para o sucesso é dobrar a taxa de erros

Um famoso presidente de uma multinacional se aposentou depois de meio século de uma bem sucedida carreira à frente da empresa onde era líder. Seu substituto, um jovem e competente administrador, procurou o grande presidente, na esperança de ter algumas perguntas respondidas. A primeira delas, era sobre o segredo de tanto sucesso. A resposta dada pelo velho sábio foi: “tomar DECISÕES CERTAS”. O jovem, não satisfeito, indagou sobre como fazer para tomar decisões certas. “EXPERIÊNCIA”, respondeu o ex- presidente. Ainda inquieto, o rapaz questionou o que fazer para adquirir experiência. O velho sábio olhou nos olhos do pupilo e disse: “DECISÕES ERRADAS”.

Desde a mais tenra infância buscamos sempre a excelência. A instrução que nos deram, a educação que recebemos, o investimento e as expectativas que foram depositadas em nós, tudo isso sempre focalizou o nosso êxito e sucesso. O fracasso, pouquíssimas vezes é abordado. Por causa disso, crescemos despreparados, sem a mínima capacidade para lidar com os erros que inevitavelmente cometeremos.

No fundo, tememos o fracasso, porque ele nos afronta e provoca na gente a sensação de que fomos incompetentes em executar determinado serviço. Temos receio da derrota por entender que ela não pertence aos vencedores, nem acompanha as pessoas bem sucedidas. Nossa cultura costuma ver com maus olhos quem fracassa e, ridiculariza quem perde. Ser vice de uma copa do mundo, por exemplo, é um atestado de fracasso na nossa sociedade.

No fundo, “muitos dos fracassos acontecem porque as pessoas desistem sem perceber quão próximas estão do sucesso”, dizia o brilhante inventor Thomas Edson. Quando perguntado sobre os mais de 800 “erros” que teve na tentativa de inventar a lâmpada elétrica, Thomas foi enfático ao afirmar: “não foram erros, foram mais de 800 tentativas de saber como não fazer a lâmpada acender”. Em síntese, o que distingue os vencedores dos perdedores é que os vencedores se concentram o tempo todo naquilo que eles podem fazer, não naquilo que não podem.

A receita para ser bem sucedido nas coisas que fazemos nessa vida, é sempre tomar as decisões certas diante dos desafios e provações que temos. Entretanto, precisamos de experiência para decidir acertadamente. Acontece que ela não vem de graça, nem tão pouco com facilidades. São necessários muitos erros e frustrações para que sejamos experientes e eficientes naquilo que fazemos.

Tanto você, quanto eu precisamos entender que o fracasso é a melhor oportunidade que temos de conhecer quem realmente somos. Procurar conhecer a si mesmo quando a mesa está farta e tudo vai bem, é altamente enganoso e utópico, porquanto, fazemos uma leitura equivocada dos nossos limites e capacidades para lidar com as adversidades. Por isso que pessoas que cresceram com tudo à sua volta, não souberam o que fazer quando às nuvens carregadas de fracassos e derrotas apareceram em suas vidas. Algumas delas, inclusive, puseram fim à própria vida.

Mudar a forma de enxergar o fracasso é o primeiro e mais importante passo que devemos tomar. Temos que entender que o fato de fracassarmos não nos torna um fracasso. O perigo não é o que acontece a você, mas o que acontece em você. Um homem não é derrotado por seus oponentes, mas por si mesmo. Os sábios chineses costumam afirmar que, quem vence seu oponente é forte, mas quem vence a si mesmo é poderoso.

Espero não ter fracassado na tentativa de compartilhar com você que, os erros, nada mais são que as vitaminas da experiência, que por sua vez é a grande responsável pelas decisões certas que nos levam ao sucesso. Portanto, tome nota que o caminho para o sucesso, consiste em dobrar nossas taxas de erros sem medo de fracassarmos.