Quanto você vale no mercado? Opa! Como assim valer no mercado? Isso mesmo, quanto você vale? Achou que somente os produtos eram taxados? Você e eu também somos. Portanto, me responda: quanto você vale no mercado profissional? Antes, porém, me diga: alguém quer te contratar? Se a resposta for sim, meus parabéns, você vale mais que isso que estão te pagando. Agora se a resposta for não, lamento meu caro, mas é o que você e eu valemos no mercado.
A vida é feita de causa e efeito. Tudo o que plantamos, é o que colhemos. Muitas vezes o que você é (você é o que você faz), define o que você atrai. Tem gente que planta limão azedo e espera colher laranja das mais doces e saborosas. Vive no ritmo do samba do Zeca Pagodinho, sempre deixando a vida lhe levar. Não lêem, não estudam e principalmente, não buscam um diferencial competitivo. Não criam um estilo novo, completamente diferente das tendências e da padronização. Não são originais, únicos. Esquecem ou não sabem que na vida a regra do salário é igual em todos os lugares do mundo, ou seja, as pessoas recebem pela sua raridade e não pela sua importância.
Por que você acha que o jogador de futebol Neymar do Santos ganha em um dia o que os professores só ganharão em três longos anos de árduo trabalho? Porque professores têm de sobra, já o Neymar é um só em meio a abundância. Por que uma tacada do Tiger Wood (maior jogador de golf do mundo) vale mais que nossos últimos 50 salários, juntos? Porque ele é simplesmente único e espetacular no que faz. Já o que você e eu fazemos, muitos fazem por aí. Por que o bronze vale menos que a prata, que vale menos que o ouro? Por causa da escassez. O planeta possui mais bronze do que prata e mais prata do que ouro. Ah! Agora não preciso dizer por que Búzios possui tanto valor e por que é tão desejado, não é?
Por isso que sou tão insistente em escrever sobre criatividade e inovação, porque é através destes componentes – que você e eu possuímos em abundância – que criaremos um diferencial competitivo e seremos únicos e originais em tudo que fizermos. As greves e as reivindicações por planos de carreiras são sempre necessárias dentro das entidades públicas e privadas e são, acima de tudo, um direito constitucional. Entretanto, o que aumentará seu valor no mercado será exatamente a sua capacidade de criar algo novo e completamente diferente do que a moda estabelece. Algo que saia do comum, do óbvio e torne você único, com uma marca ímpar e tendo uma assinatura própria.
Você não precisa abrir mão do seu local de trabalho e largar de banda sua profissão para ser diferente. Você pode perfeitamente ser único fazendo um trabalho espetacular de uma forma que ninguém costuma fazer. Para que isso aconteça, primeiro você tem que eliminar algumas atitudes que não coadunam com a excelência profissional. Na vida deve-se fazer o que gosta, mas deve, acima de tudo, gostar do que faz. Não seja como o pai que indagado pelo seu filho, desejoso de saber de onde veio, acaba respondendo: “papai veio do inferno, filho”.
Gente assim vive de má vontade no trabalho por não receberem o que consideram justo como salário. Falam mal da organização onde atuam, criticam seus colegas e ainda por cima jogam contra o time, agindo contra o próprio patrimônio. O jogador de futebol não faz gol contra, por que está ganhando mal. Pelo contrário, ele faz um trabalho espetacular, expondo todo seu talento na esperança que alguém perceba e lhe promova. Você acha que craques como Zico, Romário, Ronaldo, Robinho e tantos outros foram descobertos por quê? Por fazerem gols contras? Falarem mal do seu próprio time? Jogarem de corpo mole? Claro que não. Eles ignoraram tudo isso que você e eu usamos como justificativas para o baixo desempenho profissional e, arrebentaram em campo. Deram seu melhor, suaram a camisa e mostraram suas habilidades com a bola e, hoje tem seus talentos reconhecidos em todo o mundo.
Fazer as coisas com excelência, criatividade e inovação é que nos torna únicos e diferenciados na praça, elevando assim, nosso valor como profissional num mercado exigente e altamente competitivo.
Ah! Antes de sair não esqueça de responder quanto você vale no mercado...