Quando Galileu Galilei inventou o telescópio, em 1609, houve uma procura surpreendente por parte dos príncipes e comerciantes espalhados por toda Europa. O interesse demonstrado pelos empresários da época, definitivamente não estava voltado para os astros e planetas (motivo pelo qual o famoso astrônomo inventara a luneta), mas sim para o horizonte dos portos mercantis, destino obrigatório das embarcações comerciais que despejavam suas especiarias nos portos italianos.
Por meio da revolucionária invenção, os comerciantes podiam avistar no horizonte longínquo, que tipo de mercadoria jazia nos porões, simplesmente identificando (por intermédio das bandeiras) a origem dos cargueiros. Se fosse, por exemplo, uma bandeira da Índia, era garantido o despejo no comércio local de diamantes e óleo cru. Se fosse africana: ouro e platina. Por ter a informação em tempo real, os comerciantes levavam grande vantagem sobre os demais concorrentes, porquanto eles especulavam o preço das mercadorias muito antes delas chegarem aos portos.
“É um erro terrível teorizar
antes de termos informação.”
Arthur Conan Doyle
Quanto mais rápido se tem acesso a informação, mais bem sucedido você, sua empresa ou organização se tornam. Informação é um dos bens econômicos mais valorizados e desejados na nova economia. Quando você compra um software como o Windows, você está, na verdade, comprando informação (conhecimento). Bilhões de dólares são negociados todos os dias pelo mundo a fora e, nenhum carro forte sai por aí transportando todo esse dinheiro. E você sabe o por quê? Porque a moeda negociada é a exatamente a informação e, posso te garantir, ela vale milhões.
De acordo com Business Week, a marca Google hoje é mais valiosa que a Coca Cola e a GM juntas (empresas representantes da economia industrial) e sabe em cima de que está baseado o capital desta emergente empresa? Informação. Lembra da última crise mundial que sobreveio em todo o mundo? Várias montadoras de carro, bancos e outros tipos de empresas pediram concordata. Soube de demissões em massa na Apple, Microsoft, Google, Twitter e outras mais? Por falar em Twitter, o que eles vendem para prender tanto a sua atenção? O que é transferido frequentemente nesta ferramenta social que te provoca sempre a usá-la? Informação.
A informação é a matéria prima com que se baseia a nova economia do milênio. Quanto mais rápido você tiver acesso aos acontecimentos que ocorrem ao seu redor, mais bem sucedidas serão as suas decisões. Ter a informação em tempo real, não evitará que você cometa equívocos, mas jamais fará você agir no escuro.
Para ser um empreendedor de sucesso nos tempos modernos, é necessário estar munido de informações das mais diversificadas possíveis. Procurando sempre estar antenado com as novas tendências e novidades que surgem constantemente no mercado, para não ficar para trás nesta competitiva sociedade que vivemos.
Então, está esperando o que? Vá logo adquirir você também seu "telescópio" e, em seguida ir correndo para o mar (jornais, revistas, livros, cursos etc.), para ver qual é a próxima embarcação e que bandeira ela carrega. Afinal, informação em tempo real, é poder.
Informação é Conhecimento, Conhecimento é Poder
e quem tem poder esta no Comando.
Goxany Sonamize Uchouane